Vídeos

  • Saiba quais são os principais problemas pelos quais passam os nossos pés

Área de Atuação

Perguntas Frequentes

  • O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

    O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).


    Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

    Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.

  • Como é causada a calosidade?

    O espessamento da pele que forma as calosidades ocorre porque a pele possui a capacidade de hipertrofia em resposta a um agente agressor. Por exemplo, um calçado que, por muito tempo, causar pressão em um determinado ponto, vai provocar o aumento da espessura da pele neste ponto.
    A camada da pele que cresce é a camada córnea, que é formada essencialmente por queratina, sem vasos sanguíneos nem ramos nervosos. Em função disso, o calo pode ser descamado sem dor ou sangramento. Mas isso não é um procedimento que deva ser feito, porque retira a proteção que, por algum motivo, foi criada no local.

Veja todas