Perfil do Médico

Perfil do Médico

Dr. Luis Alberto Rubin
  • Formação médica pela UFRGS 
  • Residencia médica em Ortopedia e Traumatologia na FFFCMPA.
  • Ortopedista membro titular da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
  • Especialização em Pé e Tornozelo na Santa Casa de São Paulo.
  • Especialista em Pé e Tornozelo - membro da Associação Brasileira de Terapia de Pé e Tornozelo.

Área de Atuação

Perguntas Frequentes

  • O que é osteocondrite dissecante do talus?

    O tálus é um osso localizado no tornozelo e cumpre a função de ser intermediário entre a perna e pé. Trata-se de um osso pequeno, recoberto quase que totalmente por cartilagem. É nesta cartilagem que pode ocorrer uma lesão localizada, e ela é chamada de Osteocondrite Dissecante do Talus.
    Geralmente, toda a cartilagem está normal, com exceção da área da lesão, de cerca de1 cmem média. Issodifere um pouco da artrose, quando quase toda a cartilagem está lesionada. Pode ser apresentar duas origens: em primeiro lugar, ela pode ser causada por um trauma no qual aconteça o descolamento de um fragmento de cartilagem. A outra causa é não traumática, onde uma porção da cartilagem e do osso sofrem uma degeneração local e perdem a função normal.
    Pode ser tratada com medidas não cirúrgicas, como medicamentos e fisioterapia e com a utilização de técnicas cirúrgicas para substituir a área lesada de cartilagem.

     

    Imagem de Ressonância mostrando osteocondrite dissecante do tálus

  • O que é uma Fratura do Tornozelo?

    O tornozelo é uma articulação formada por três ossos: a tíbia, a fíbula (ou perônio) e o tálus. Chama-se fratura do tornozelo as lesões ocorridas na tíbia e na fíbula, que são os ossos mais comumente lesionados.
    A fratura ocorre normalmente em um movimento de entorse, onde os ossos são forçados de maneira diferente do movimento normal do tornozelo. É comum também em acidentes automobilísticos e motociclísticos.

     

    Exemplo de fratura bimaleolar do tornozelo

Veja todas