Links
Links
- santa casa
- Hospital Moinhos de Vento
- http://www.ceo-ortopedia.com.br
- http://www.institutodamao.com.br
- http://www.ricardokaempf.com.br
- http://www.geraldoschuck.com.br
- http://www.boschin.com.br
- http://www.abtpe.org.br
- Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé
- Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
- Dr David Gusmão
- The American Orthopaedic Foot and Ankle Society
Área de Atuação
Perguntas Frequentes
- O que é a Fratura do Calcâneo?
Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.
Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo
- Qual a causa da ruptura do Tendão de Aquiles?
A resistência do Tendão de Aquiles é muito grande, geralmente ocorre ruptura quando existe um processo degenerativo prévio. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é silencioso. A lesão ocorre quase sempre em movimentos bruscos de utilização do tendão, com uma arrancada brusca para corrida, um salto ou impulso para empurrar um objeto pesado (como empurrar um carro, por exemplo).
No momento da ruptura, o paciente sente uma dor forte aguda na região posterior do tornozelo. Como se tivesse levado uma pancada. Logo nota-se uma dificuldade para apoiar o pé no solo e para caminhar. Isso acontece porque, sem o tendão íntegro, perde-se grande parte da força de impulso da caminhada.
Apesar da dor intensa no momento da ruptura do Tendão de Aquiles, em poucos minutos a dor diminui, restando um inchaço na região e a perda da força.