Informações ao Paciente
Informações ao Paciente
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?
O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).
Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia. - Como o salto alto pode ser prejudicial ao pé?
Algumas afortunadas mulheres têm uma característica genética que determina boa tolerância ao uso de calçados de salto alto e bico fino. Infelizmente para a maioria o uso deste tipo de calçado provoca pressão exagerada na parte da frente do pé, junto aos dedos, além de comprimir as laterais do pé. Pode causar calosidades e inflamações na planta do pé chamadas de bursites metatarsais. Provoca ainda o encurtamento dos tendões da panturrilha. Além disso tudo, pode acelerar o processo de formação de um joanete.