Informações ao Paciente
Informações ao Paciente
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é osteocondrite dissecante do talus?
O tálus é um osso localizado no tornozelo e cumpre a função de ser intermediário entre a perna e pé. Trata-se de um osso pequeno, recoberto quase que totalmente por cartilagem. É nesta cartilagem que pode ocorrer uma lesão localizada, e ela é chamada de Osteocondrite Dissecante do Talus.
Geralmente, toda a cartilagem está normal, com exceção da área da lesão, de cerca de1 cmem média. Issodifere um pouco da artrose, quando quase toda a cartilagem está lesionada. Pode ser apresentar duas origens: em primeiro lugar, ela pode ser causada por um trauma no qual aconteça o descolamento de um fragmento de cartilagem. A outra causa é não traumática, onde uma porção da cartilagem e do osso sofrem uma degeneração local e perdem a função normal.
Pode ser tratada com medidas não cirúrgicas, como medicamentos e fisioterapia e com a utilização de técnicas cirúrgicas para substituir a área lesada de cartilagem.Imagem de Ressonância mostrando osteocondrite dissecante do tálus
- Como pode ser tratado o joanete?
Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.