Informações ao Paciente
Verruga Plantar
É uma situação dermatológica causado por um tipo de vírus da família do HPV (human papillomavírus).
O problema dessa lesão quando acontece na planta do pé é que, ao invés de crescer para fora da pele (como acontece em outras partes do corpo), neste caso elas crescem para dentro, causando dor ao caminhar.
O paciente percebe a lesão como um calo da pele, mas o médico pode observar com cuidado e perceber que a verruga está presente.
O tratamento é feito geralmente pelo dermatologista, com medicamentos, cauterização ou cirurgia.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é a Fratura do Calcâneo?
Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.
Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo
- O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?
O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).
Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.