Informações ao Paciente

Terapia por Ondas de Choque (TOC)

A Terapia por Ondas de Choque (TOC) é um método utilizado no tratamento de algumas doenças do sistema músculo-esquelético.
São ondas de choque mecânico produzidas por um aparelho especial. Não é feito nenhum corte nem injeção.
Entre as patologias que podem ser tratadas para isso, podemos citar a Fasceite Plantar, a tendinite do Aquiles, e as tendinites em geral.
Cada caso tem as suas particularidades, e o médico pode avaliar e auxiliar na decisão de qual método utilizar para cada problema.

ondas de choque


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é artrose?

    Artrose é o nome dado ao processo de degeneração de uma articulação. Isso geralmente acontece juntamente com o desgaste da cartilagem articular. A cartilagem, junto com o liquido sinovial, é o que permite uma boa lubrificação para o movimento da articulação. Com a perda da cartilagem, o movimento da articulação não acontece da maneira correta, então ocorre inflamação e dor.
    Como o pé tem um grande número de articulações, que sustentam todo o peso corporal, é muito comum a ocorrência de dor nos pés por artrose.

  • O que é um entorse do tornozelo?

    Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

    Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

    Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

Veja todas