Tendinose do Aquiles

O tendao de Aquiles, ou tendão calcâneo, é o tendão mais resistente do corpo humano, mas pode sofrer lesões, sejam por trauma ou por desgaste.

Uma lesão muito comum é a tendinose do Aquiles, que é uma doença crônica na estrutura de resistência do tendão, que são as suas fibras de colágeno.

Os sintomas são dor no tornozelo, inchaço e aumento de volume facilmente palpável no proprio tendão, cerca de 5 cm do calcanhar.

Geralmente são feitos exames de imagem como ressonncia magnética para confirmação do diagnóstico.

Existe um risco aumentado de ruptura do tendão em pacientes que apresentam tendinose.

O tratamento pode ser conservador, com fisioterapia, exercícios e alongamento, ou cirurgico.

Não é recomendado fazer infiltrações com corticóide neste local, a literatura médica atual mostra que existe risco aumentado de ruptura do tendão quando isso é realizado.

• O excesso de suor no pé pode ser tratado?

Sim. O médico neurologista tem medidas de tratamento a oferecer para quem tem a chamada hipersudorese no pé.

• O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).

Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.