Informações ao Paciente
Tendinose do Aquiles
O tendao de Aquiles, ou tendão calcâneo, é o tendão mais resistente do corpo humano, mas pode sofrer lesões, sejam por trauma ou por desgaste.
Uma lesão muito comum é a tendinose do Aquiles, que é uma doença crônica na estrutura de resistência do tendão, que são as suas fibras de colágeno.
Os sintomas são dor no tornozelo, inchaço e aumento de volume facilmente palpável no proprio tendão, cerca de 5 cm do calcanhar.
Geralmente são feitos exames de imagem como ressonncia magnética para confirmação do diagnóstico.
Existe um risco aumentado de ruptura do tendão em pacientes que apresentam tendinose.
O tratamento pode ser conservador, com fisioterapia, exercícios e alongamento, ou cirurgico.
Não é recomendado fazer infiltrações com corticóide neste local, a literatura médica atual mostra que existe risco aumentado de ruptura do tendão quando isso é realizado.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é osteoporose?
A osteoporose é uma condição clinica de aumento da porosidade e conseqüente perda da resistência do osso. Ocorre mais frequentemente em mulheres após a menopausa, mas pode ocorrer também em homens e em pacientes jovens.
Imagem mostrando osso normal à esquerda e com osteoporose à direita.
O enfraquecimento do osso causado pela osteoporose pode facilitar a ocorrência de fraturas. Os locais mais comuns de ocorrência de fraturas por osteoporose são o quadril, o punho, a coluna e o tornozelo, mas também, são comuns lesões no pé, no fêmur, no ombro e no cotovelo.
A osteoporose pode ser tratada preventivamente com o uso de medicações especiais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de fraturas.
Outra questão importante no tratamento de tal doença é o correto tratamento das fraturas em pacientes com osteoporose. Tais lesões devem ser tratadas com técnicas e materiais especiais, com o objetivo de cicatrização e recuperação total para o paciente. - Como o salto alto pode ser prejudicial ao pé?
Algumas afortunadas mulheres têm uma característica genética que determina boa tolerância ao uso de calçados de salto alto e bico fino. Infelizmente para a maioria o uso deste tipo de calçado provoca pressão exagerada na parte da frente do pé, junto aos dedos, além de comprimir as laterais do pé. Pode causar calosidades e inflamações na planta do pé chamadas de bursites metatarsais. Provoca ainda o encurtamento dos tendões da panturrilha. Além disso tudo, pode acelerar o processo de formação de um joanete.