Informações ao Paciente

Tendinite do Aquiles

O Tendão de Aquiles, ou também chamado Tendão Calcâneo, é o mais forte tendão do corpo humano, resistindo, às vezes, a mais de 1 tonelada de tensão.

Toda essa força pode falhar, e, sob certas circunstâncias, surgem as lesões, a inflamação e a dor.

Na sua parte próxima ao calcanhar, o tendão sofre um processo inflamatório que recebe o nome de tendinite, e isso se manifesta com dor, inchaço e limitação da função.

Geralmente, além de um bom exame físico feito pelo médico,  são solicitados exames de imagem como Ressonancia Magnética, Ecografia e Raio X

Uma das principais causas deste tipo de situação é a falta de alongamento correto da panturrilha e dos tendões da parte de tras da coxa.

O tratamento é feito com exercicios de alongamento, fisioterapia e, em raros casos, cirurgia.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é Fasceite Plantar?

    Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar.

     


    Local de inflamação da fascia plantar

    A |Fasceite desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.
    A presença de esporão do osso calcâneo, que é uma calcificação, não está relacionada ao surgimento do processo da Fasceite.
    O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã.

  • O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

    O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).


    Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

    Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.

Veja todas