Tendinite do Aquiles

O Tendão de Aquiles, ou também chamado Tendão Calcâneo, é o mais forte tendão do corpo humano, resistindo, às vezes, a mais de 1 tonelada de tensão.

Toda essa força pode falhar, e, sob certas circunstâncias, surgem as lesões, a inflamação e a dor.

Na sua parte próxima ao calcanhar, o tendão sofre um processo inflamatório que recebe o nome de tendinite, e isso se manifesta com dor, inchaço e limitação da função.

Geralmente, além de um bom exame físico feito pelo médico,  são solicitados exames de imagem como Ressonancia Magnética, Ecografia e Raio X

Uma das principais causas deste tipo de situação é a falta de alongamento correto da panturrilha e dos tendões da parte de tras da coxa.

O tratamento é feito com exercicios de alongamento, fisioterapia e, em raros casos, cirurgia.

• Qual a causa da ruptura do Tendão de Aquiles?

A resistência do Tendão de Aquiles é muito grande, geralmente ocorre ruptura quando existe um processo degenerativo prévio. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é silencioso. A lesão ocorre quase sempre em movimentos bruscos de utilização do tendão, com uma arrancada brusca para corrida, um salto ou impulso para empurrar um objeto pesado (como empurrar um carro, por exemplo).
    No momento da ruptura, o paciente sente uma dor forte aguda na região posterior do tornozelo. Como se tivesse levado uma pancada. Logo nota-se uma dificuldade para apoiar o pé no solo e para caminhar. Isso acontece porque, sem o tendão íntegro, perde-se grande parte da força de impulso da caminhada.
    Apesar da dor intensa no momento da ruptura do Tendão de Aquiles, em poucos minutos a dor diminui, restando um inchaço na região e a perda da força.

• Como pode ser tratada a fasceite plantar?

Geralmente é tratada com medicamentos e principalmente fisioterapia. Uma orientação importante é a prática de alguma atividade física regular, com ênfase em alongamento.
    Raramente, o paciente não apresenta melhora e a cirurgia é então indicada.