Informações ao Paciente

Telemedicina e Atendimento Médico à Distancia

Atendimento médico à distancia – Telemedicina

O avanço da ciência traz à medicina cada vez mais possibilidades. Uma delas é o atendimento à distancia, usando recursos de contato via internet.
Como qualquer coisa nova, ainda esta sendo aprimorada e regulamentada. Críticas acontecerão, muitos defenderão e alguns resistirão a esta inovação. Mas o avanço tecnológico é um caminho sem volta, e cabe a nós agora a tarefa de adaptar e melhorar o sistema.
Nós, médicos, vamos sim atender, dar opinião, prestar consultoria e até mesmo tratar os pacientes à distancia. Tudo isso muito bem regulamentado, controlado e fiscalizado pelos órgãos competentes.
Na ortopedia, no meu ver, o atendimento à distancia vai acontecer principalmente para consultorias, segundas opiniões e formação de junta médica. Nada pode substituir o exame físico detalhado, que é o principal fator para um bom diagnóstico.
Na ortopedia, tocar o paciente, fazendo os testes apropriados, é fundamental e insubstituível.
Se você quer saber mais sobre isso, ou tem dúvidas de como fazer um atendimento à distancia, não deixe de perguntar. O e-mail de contato é rubinluis@hotmail.com


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratada a Fratura de Lisfranc?

    Pode ser tratada de maneira conservadora com o uso de órtese e imobilização por cerca de dois meses ou com procedimento cirúrgico.
    Como trata-se de uma articulação nobre, onde todo o peso do corpo é apoiado durante a caminhada, é importante que os ossos cicatrizem sem deslocamentos. Dessa forma, a recuperação pode ocorrer de maneira rápida e satisfatória.

  • O que é um cisto sinovial?

    Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

Veja todas