Informações ao Paciente

Solidariedade

Durante o ano de 2021 serão oferecidas algumas consultas ortopédicas (na especialidade de Pé e Tornozelo) sem custo para pacientes de baixa renda.

O agendamento pode ser feito no telefone (51) 31059963 a partir de 11 de janeiro.

O atendimento será feito como uma atividade voluntária pelo Dr Luis Rubin, ortopedista com especialidade nos problemas do pé e do tornozelo.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Porque o joanete dói?

    Quando vai acontecendo o processo de formação do joanete, progressivamente as articulações da parte da frente do pé vão sendo deslocadas da sua posição original. Isso muda a maneira como o pé sustenta o peso do corpo, e alguns pontos são sobrecarregados, causando assim as calosidades e a dor. Além disso, as proeminências ósseas formadas são pressionadas pelos calçados, causando inflamações localizadas e dor.

  • O que é um entorse do tornozelo?

    Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

    Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

    Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

Veja todas