Informações ao Paciente

SINDROME DO TUNEL DO TARSO

O que é
O Túnel do Tarso é a localização anatômica, entre o tornozelo e o pé, por onde passam algumas estruturas nobres, como veias, artérias, tendões e nervos.
Chama-se Síndrome do Túnel do Tarso quando estas estruturas são comprimidas pelo aumento da pressão neste túnel. Neste caso, a estrutura mais sensível ao aumento da pressão é o nervo, e os sintomas se desenvolvem como uma síndrome de compressão nervosa.

Como é causada
Esta condição clinica é causada por algumas situações que aumentam a pressão dentro do Túnel do Tarso, como, por exemplo, seqüela de fraturas, cistos sinoviais, tumores e varizes.

 

Imagem mostrando local da compressão no Túnel do Tarso entre o pé e o tornozelo

Quais são os sintomas
O paciente geralmente queixa-se de dor na face interna do tornozelo, sensação de queimação ou dormência na planta do pé, inchaço e dificuldade para caminhar.

Como é Diagnosticada
A síndrome do Túnel do Tarso é diagnosticada com alguns testes clínicos feitos pelo médico no consultório e também com o auxilio de exames diagnósticos, como Eletroneuromiografia e Ressonância Magnética.

Como Pode se Tratada
O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Qual a causa da ruptura do Tendão de Aquiles?

    A resistência do Tendão de Aquiles é muito grande, geralmente ocorre ruptura quando existe um processo degenerativo prévio. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é silencioso. A lesão ocorre quase sempre em movimentos bruscos de utilização do tendão, com uma arrancada brusca para corrida, um salto ou impulso para empurrar um objeto pesado (como empurrar um carro, por exemplo).
    No momento da ruptura, o paciente sente uma dor forte aguda na região posterior do tornozelo. Como se tivesse levado uma pancada. Logo nota-se uma dificuldade para apoiar o pé no solo e para caminhar. Isso acontece porque, sem o tendão íntegro, perde-se grande parte da força de impulso da caminhada.
    Apesar da dor intensa no momento da ruptura do Tendão de Aquiles, em poucos minutos a dor diminui, restando um inchaço na região e a perda da força.

  • Como pode ser tratada a Fratura do Tornozelo?

    A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
    Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
    É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.

Veja todas