Informações ao Paciente

SINDROME DO TUNEL DO TARSO

O que é
O Túnel do Tarso é a localização anatômica, entre o tornozelo e o pé, por onde passam algumas estruturas nobres, como veias, artérias, tendões e nervos.
Chama-se Síndrome do Túnel do Tarso quando estas estruturas são comprimidas pelo aumento da pressão neste túnel. Neste caso, a estrutura mais sensível ao aumento da pressão é o nervo, e os sintomas se desenvolvem como uma síndrome de compressão nervosa.

Como é causada
Esta condição clinica é causada por algumas situações que aumentam a pressão dentro do Túnel do Tarso, como, por exemplo, seqüela de fraturas, cistos sinoviais, tumores e varizes.

 

Imagem mostrando local da compressão no Túnel do Tarso entre o pé e o tornozelo

Quais são os sintomas
O paciente geralmente queixa-se de dor na face interna do tornozelo, sensação de queimação ou dormência na planta do pé, inchaço e dificuldade para caminhar.

Como é Diagnosticada
A síndrome do Túnel do Tarso é diagnosticada com alguns testes clínicos feitos pelo médico no consultório e também com o auxilio de exames diagnósticos, como Eletroneuromiografia e Ressonância Magnética.

Como Pode se Tratada
O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é a Fratura do Calcâneo?

    Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.
    Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.

    Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo

  • O que é exatamente um joanete?

    A maneira como se manifesta o joanete dá uma impressão errada do que realmente ele é. Na verdade o processo envolve fatores que influenciam no seu tratamento, e que, portanto, devem ser conhecidos e entendidos pelo paciente.
    O pé é uma parte do organismo com algumas características especiais: complexidade anatômica, um grande número de ossos e articulações com apoio do peso corporal. Muitas vezes as pessoas tendem a ver o joanete como “um osso que cresceu no pé”. Mas o que se verifica é uma angulação anormal entre alguns dos ossos do pé, como mostra a figura. Essa mudança no alinhamento provoca o surgimento de uma proeminência no pé, que é popularmente conhecida como joanete.

     

    Radiografia mostrando angulação anormal entre os ossos no paciente com joanete

Veja todas