Informações ao Paciente

SINDROME DO TUNEL DO TARSO

O que é
O Túnel do Tarso é a localização anatômica, entre o tornozelo e o pé, por onde passam algumas estruturas nobres, como veias, artérias, tendões e nervos.
Chama-se Síndrome do Túnel do Tarso quando estas estruturas são comprimidas pelo aumento da pressão neste túnel. Neste caso, a estrutura mais sensível ao aumento da pressão é o nervo, e os sintomas se desenvolvem como uma síndrome de compressão nervosa.

Como é causada
Esta condição clinica é causada por algumas situações que aumentam a pressão dentro do Túnel do Tarso, como, por exemplo, seqüela de fraturas, cistos sinoviais, tumores e varizes.

 

Imagem mostrando local da compressão no Túnel do Tarso entre o pé e o tornozelo

Quais são os sintomas
O paciente geralmente queixa-se de dor na face interna do tornozelo, sensação de queimação ou dormência na planta do pé, inchaço e dificuldade para caminhar.

Como é Diagnosticada
A síndrome do Túnel do Tarso é diagnosticada com alguns testes clínicos feitos pelo médico no consultório e também com o auxilio de exames diagnósticos, como Eletroneuromiografia e Ressonância Magnética.

Como Pode se Tratada
O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como é feito o tratamento da ruptura do Tendão de Aquiles?

    O tratamento desta lesão pode ser feito cirurgicamente, com a sutura do tendão com uma técnica especial ou de maneira conservadora, ou seja, sem a necessidade de cirurgia.
    Hoje em dia, os estudos mais recentes mostram que o tratamento cirúrgico da ruptura do Tendão de Aquiles promove uma recuperação mais rápida e eficaz, quando comparado ao tratamento com gesso e sem cirurgia.

  • Como pode ser tratada a fratura do calcâneo?

    As fraturas do calcâneo podem ser tratadas com ou sem cirurgia. Como o osso geralmente quebra por compressão excessiva, na maior parte dos casos é necessária uma cirurgia para a colocação deste osso de volta ao seu formato normal, possibilitando assim uma recuperação mais adequada.
    A cirurgia é realizada com a utilização de materiais especiais para a fixação do osso.
    Mesmo com o tratamento adequado, esta é uma fratura que freqüentemente leva a algumas seqüelas irreversíveis para o paciente.

Veja todas