Informações ao Paciente
Ruptura da Placa Plantar
Os dedos dos pés são mantidos no lugar graças a um conjunto de estruturas de fixação.
São tendões, ligamentos e cartilagens. Na parte de baixo de cada dedo existe a placa plantar, que é um conjunto dessas estruturas.
Em algumas situações, ocorre ruptura delas, e o dedo entorta para cima, ficando desalinhado e sem tocar o chão.
Esta é uma situação muito desagradável para o paciente, e o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível. Uma medida inicial é o uso de palmilhas.
Quando tratamento com palmilhas não resolve, a cirurgia é indicada.
Até alguns anos atrás, não havia maneira, nem mesmo com cirurgia, de recuperar a placa plantar.
As técnicas de cirurgia adequadas para o tratamento da ruptura da placa plantar só foram desenvolvidas a partir de 2010, e, com essa tecnologia apropriada, a recuperação pode ocorrer.
O ortopedista especialista em pé tem o treinamento para avaliar e tratar a ruptura da placa plantar.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- Como o joanete é causado?
Existem algumas causas para que ocorra o desalinhamento e o conseqüente surgimento do joanete no pé. As principais são a herança genética e o uso de sapatos inadequados. A presença de casos entre os familiares mostra uma tendência ao surgimento do problema, que também pode ocorrer sem herança familiar confirmada. O uso de calçados de bico exageradamente fino piora a angulação mostrada na figura.
- Porque o joanete dói?
Quando vai acontecendo o processo de formação do joanete, progressivamente as articulações da parte da frente do pé vão sendo deslocadas da sua posição original. Isso muda a maneira como o pé sustenta o peso do corpo, e alguns pontos são sobrecarregados, causando assim as calosidades e a dor. Além disso, as proeminências ósseas formadas são pressionadas pelos calçados, causando inflamações localizadas e dor.