Informações ao Paciente

Pé Plano Adquirido do Adulto

Também conhecida como Pé plano por disfunção do músculo tibial posterior.
É uma situação muito comum, que atinge principalmente mulheres entre 50 e 70 anos de idade.
Ocorre diminuição do arco plantar do pé, com achatamento e alargamento deste. Também verifica-se dor, inchaço no tornozelo, fraqueza para subir escadas, e dificuldade de ficar na ponta dos pés.
Muitas vezes o paciente refere que a dor piora com o uso de calçados rasteiros, sem salto, ou de pés descalços, e alivia com o uso de saltos de 2 a 3 cm.
O diagnóstico é feito somente com o exame físico, e de imagem.
Este problema é uma situação progressiva, e pode até mesmo causar invalidez permanente com incapacidade para caminhar.
Felizmente, hoje em dia existe tratamento apropriado para isso.
O tratamento pode ser paliativo, com fisioterapia, medicamentos e palmilhas, ou corretivo, com um tipo especial de cirurgia.
A recuperação da cirurgia, com algumas técnicas especiais, é confortável, com pouca dor. Infelizmente é lenta. Pode chegar até mesmo a um ano.
É altamente recomendado que pacientes com este problema procurem tratamento médico o mais rápido possível, nas fases iniciais da doença.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é Fasceite Plantar?

    Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar.

     


    Local de inflamação da fascia plantar

    A |Fasceite desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.
    A presença de esporão do osso calcâneo, que é uma calcificação, não está relacionada ao surgimento do processo da Fasceite.
    O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã.

  • O que é uma artrodese?

    Artrodese é o nome dado a um tipo especial de cirurgia realizada nas articulações. Consiste na fusão de dois ou mais ossos, formando um bloco ósseo único.
    Esta cirurgia é realizada para o tratamento de situações nas quais houve perda da função normal da articulação, seja por perda da cartilagem articular ou do movimento correto.
    Como este tipo de tratamento provoca a imobilização total da articulação, só é realizado em casos muito avançados ou em situações onde os outros tipos de tratamento não forneceram melhora suficiente da dor.
    Atualmente, com o avanço das técnicas de fixação óssea, as cirurgias de artrodese podem ser realizadas de maneira que o paciente tenha recuperação mais rápida e confortável, com o mínimo de tempo possível de afastamento das atividades habituais.

Veja todas