Informações ao Paciente
Pé Plano Adquirido do Adulto
Também conhecida como Pé plano por disfunção do músculo tibial posterior.
É uma situação muito comum, que atinge principalmente mulheres entre 50 e 70 anos de idade.
Ocorre diminuição do arco plantar do pé, com achatamento e alargamento deste. Também verifica-se dor, inchaço no tornozelo, fraqueza para subir escadas, e dificuldade de ficar na ponta dos pés.
Muitas vezes o paciente refere que a dor piora com o uso de calçados rasteiros, sem salto, ou de pés descalços, e alivia com o uso de saltos de 2 a 3 cm.
O diagnóstico é feito somente com o exame físico, e de imagem.
Este problema é uma situação progressiva, e pode até mesmo causar invalidez permanente com incapacidade para caminhar.
Felizmente, hoje em dia existe tratamento apropriado para isso.
O tratamento pode ser paliativo, com fisioterapia, medicamentos e palmilhas, ou corretivo, com um tipo especial de cirurgia.
A recuperação da cirurgia, com algumas técnicas especiais, é confortável, com pouca dor. Infelizmente é lenta. Pode chegar até mesmo a um ano.
É altamente recomendado que pacientes com este problema procurem tratamento médico o mais rápido possível, nas fases iniciais da doença.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- Como o salto alto pode ser prejudicial ao pé?
Algumas afortunadas mulheres têm uma característica genética que determina boa tolerância ao uso de calçados de salto alto e bico fino. Infelizmente para a maioria o uso deste tipo de calçado provoca pressão exagerada na parte da frente do pé, junto aos dedos, além de comprimir as laterais do pé. Pode causar calosidades e inflamações na planta do pé chamadas de bursites metatarsais. Provoca ainda o encurtamento dos tendões da panturrilha. Além disso tudo, pode acelerar o processo de formação de um joanete.
- O que é um cisto sinovial?
Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.