OSTEOPOROSE – EFEITOS NOS PÉS

A osteoporose é uma condição clinica de aumento da porosidade e conseqüente perda da resistência do osso. Ocorre mais frequentemente em mulheres após a menopausa, mas pode ocorrer também em homens e em pacientes jovens.

Imagem mostrando osso normal à esquerda e com osteoporose à direita.

O enfraquecimento do osso causado pela osteoporose pode facilitar a ocorrência de fraturas. Os locais mais comuns de ocorrência de fraturas por osteoporose são o quadril, o punho, a coluna e o tornozelo, mas também, são comuns lesões no pé, no fêmur, no ombro e no cotovelo.
A osteoporose pode ser tratada preventivamente com o uso de medicações especiais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de fraturas.
Outra questão importante no tratamento de tal doença é o correto tratamento das fraturas em pacientes com osteoporose. Tais lesões devem ser tratadas com técnicas e materiais especiais, com o objetivo de cicatrização e recuperação total para o paciente.

• O que é Fasceite Plantar?

Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar.

Local de inflamação da fascia plantar

A |Fasceite desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.
    A presença de esporão do osso calcâneo, que é uma calcificação, não está relacionada ao surgimento do processo da Fasceite.
    O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã.

• Como é feito o tratamento da ruptura do Tendão de Aquiles?

O tratamento desta lesão pode ser feito cirurgicamente, com a sutura do tendão com uma técnica especial ou de maneira conservadora, ou seja, sem a necessidade de cirurgia.
    Hoje em dia, os estudos mais recentes mostram que o tratamento cirúrgico da ruptura do Tendão de Aquiles promove uma recuperação mais rápida e eficaz, quando comparado ao tratamento com gesso e sem cirurgia.