OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO TALUS

O tálus é um osso localizado no tornozelo e cumpre a função de ser intermediário entre a perna e pé. Trata-se de um osso pequeno, recoberto quase que totalmente por cartilagem. É nesta cartilagem que pode ocorrer uma lesão localizada, e ela é chamada de Osteocondrite Dissecante do Talus.
Geralmente, toda a cartilagem está normal, com exceção da área da lesão, de cerca de1 cmem média. Issodifere um pouco da artrose, quando quase toda a cartilagem está lesionada.

A osteocondrite dissecante do talus pode ser apresentar duas origens: em primeiro lugar, ela pode ser causada por um trauma no qual aconteça o descolamento de um fragmento de cartilagem. A outra causa é não traumática, onde uma porção da cartilagem e do osso sofrem uma degeneração local e perdem a função normal.

Imagem de Ressonância mostrando osteocondrite dissecante do tálus

Sintomas
O sintoma principal é dor crônica no tornozelo. Ainda pode ocorrer inchaço, dificuldade de caminhar e perda do movimento da articulação.

Diagnóstico
A suspeita do diagnóstico dessa lesão é feita com o exame clinico feito na consulta médica e a confirmação é feita com exames especiais como Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada.

Tratamento
O tratamento desta lesão pode ser feito com o controle da dor com analgésicos, antinflamatorios e fisioterapia.
Além destas medidas conservadoras, pode-se tratar a osteocondrite dissecante com uma técnica especial de cirurgia chamada mosaicoplastia, onde é enxertado um fragmento de osso e cartilagem retirado do joelho. Esta técnica é de uso recente, é realizada com equipamentos especiais e apresenta bons resultados inclusive em atletas.

• O que é o esporão do calcâneo?

Esporão é o nome popular dado a algumas calcificações e protuberâncias surgidas nos pés.
    Na maior parte das vezes, aquilo que se nota como um osso que cresceu aos poucos na verdade é uma saliência rígida que pode ser ou não um osso.
    O que se denomina como “Esporão” quase sempre é, na verdade, um sinal de outra doença existente, como, por exemplo, a Fasceite Plantar e a Tendinite do Aquiles.

• Como Pode ser Tratado o Cisto Sinovial?

O tratamento pode ser feito com a drenagem do cisto por punção ou por cirurgia aberta.
    A cirurgia tem a vantagem de proporcionar uma cura mais definitiva, com menor índice de recidiva do que a punção.