Informações ao Paciente
OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO TALUS
O que é
O tálus é um osso localizado no tornozelo e cumpre a função de ser intermediário entre a perna e pé. Trata-se de um osso pequeno, recoberto quase que totalmente por cartilagem. É nesta cartilagem que pode ocorrer uma lesão localizada, e ela é chamada de Osteocondrite Dissecante do Talus.
Geralmente, toda a cartilagem está normal, com exceção da área da lesão, de cerca de1 cmem média. Issodifere um pouco da artrose, quando quase toda a cartilagem está lesionada.
Como é causada
A osteocondrite dissecante do talus pode ser apresentar duas origens: em primeiro lugar, ela pode ser causada por um trauma no qual aconteça o descolamento de um fragmento de cartilagem. A outra causa é não traumática, onde uma porção da cartilagem e do osso sofrem uma degeneração local e perdem a função normal.
Imagem de Ressonância mostrando osteocondrite dissecante do tálus
Sintomas
O sintoma principal é dor crônica no tornozelo. Ainda pode ocorrer inchaço, dificuldade de caminhar e perda do movimento da articulação.
Diagnóstico
A suspeita do diagnóstico dessa lesão é feita com o exame clinico feito na consulta médica e a confirmação é feita com exames especiais como Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada.
Tratamento
O tratamento desta lesão pode ser feito com o controle da dor com analgésicos, antinflamatorios e fisioterapia.
Além destas medidas conservadoras, pode-se tratar a osteocondrite dissecante com uma técnica especial de cirurgia chamada mosaicoplastia, onde é enxertado um fragmento de osso e cartilagem retirado do joelho. Esta técnica é de uso recente, é realizada com equipamentos especiais e apresenta bons resultados inclusive em atletas.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- Como pode ser tratada a Fratura do Tornozelo?
A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente. - O que é um cisto sinovial?
Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.