Informações ao Paciente

ORIENTAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS PARA CIRURGIA DE JOANETE

1. Posição de repouso
Mantenha o pé operado elevado.
Inchaço e inflamação são reações esperadas nos primeiros dias depois da cirurgia. Manter o membro elevado diminui o inchaço e a dor. Além disso, diminui a necessidade de medicamentos.

2. Curativo
Manter o curativo fechado até a primeira revisão médica.
Após a primeira revisão, realizar curativo diariamente com soro fisiológico e gaze comum.

3. Medicação
A sua cirurgia foi realizada com técnicas que permitem uma recuperação com pouca dor. Mesmo assim, nos primeiros dias pós operatórios, pode ser necessário o uso de medicamentos. Se necessário, estes devem ser tomados nos horários prescritos.

4. Maneira de caminhar
É permitido caminhar logo após a cirurgia, utilizando a sandália tipo Barouk que foi prescrita a você. Lembre-se de que é permitido apoiar o pé no chão, mas que isso deve ser feito com cautela nos primeiros dias, porque, para caminhar, o pé fica para baixo, e isso pode causar inchaço.

5. Alimentação
Ingira líquidos em abundância.
Evite alimentos calóricos. Lembre-se de que você está em repouso, e exagerar na comida agora pode provocar aumento de peso.
Bebidas alcoólicas prejudicam a cicatrização, devem ser evitadas ou consumidas em pequenas quantidades.

6. Cigarro
Evite fumar. O cigarro prejudica muito a cicatrização, favorece a ocorrência de infecção e piora o resultado estético da cicatriz na pele.

7. Dúvidas
Em caso de dúvida, ou ocorrência de fato estranho, ligue para o seu médico. Lembre-se de que toda cirurgia, por menor que seja, pode provocar situações inesperadas. O seu médico está familiarizado com estas situações, e saberá quais atitudes tomar para resolvê-las.
Telefones de contato: (51) 96411441 e (51) 32172390


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Qual a causa da ruptura do Tendão de Aquiles?

    A resistência do Tendão de Aquiles é muito grande, geralmente ocorre ruptura quando existe um processo degenerativo prévio. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é silencioso. A lesão ocorre quase sempre em movimentos bruscos de utilização do tendão, com uma arrancada brusca para corrida, um salto ou impulso para empurrar um objeto pesado (como empurrar um carro, por exemplo).
    No momento da ruptura, o paciente sente uma dor forte aguda na região posterior do tornozelo. Como se tivesse levado uma pancada. Logo nota-se uma dificuldade para apoiar o pé no solo e para caminhar. Isso acontece porque, sem o tendão íntegro, perde-se grande parte da força de impulso da caminhada.
    Apesar da dor intensa no momento da ruptura do Tendão de Aquiles, em poucos minutos a dor diminui, restando um inchaço na região e a perda da força.

  • O que é exatamente um joanete?

    A maneira como se manifesta o joanete dá uma impressão errada do que realmente ele é. Na verdade o processo envolve fatores que influenciam no seu tratamento, e que, portanto, devem ser conhecidos e entendidos pelo paciente.
    O pé é uma parte do organismo com algumas características especiais: complexidade anatômica, um grande número de ossos e articulações com apoio do peso corporal. Muitas vezes as pessoas tendem a ver o joanete como “um osso que cresceu no pé”. Mas o que se verifica é uma angulação anormal entre alguns dos ossos do pé, como mostra a figura. Essa mudança no alinhamento provoca o surgimento de uma proeminência no pé, que é popularmente conhecida como joanete.

     

    Radiografia mostrando angulação anormal entre os ossos no paciente com joanete

Veja todas