ORIENTAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS PARA CIRURGIA DE JOANETE

1. Posição de repouso
Mantenha o pé operado elevado.
Inchaço e inflamação são reações esperadas nos primeiros dias depois da cirurgia. Manter o membro elevado diminui o inchaço e a dor. Além disso, diminui a necessidade de medicamentos.

2. Curativo
Manter o curativo fechado até a primeira revisão médica.
Após a primeira revisão, realizar curativo diariamente com soro fisiológico e gaze comum.

3. Medicação
A sua cirurgia foi realizada com técnicas que permitem uma recuperação com pouca dor. Mesmo assim, nos primeiros dias pós operatórios, pode ser necessário o uso de medicamentos. Se necessário, estes devem ser tomados nos horários prescritos.

4. Maneira de caminhar
É permitido caminhar logo após a cirurgia, utilizando a sandália tipo Barouk que foi prescrita a você. Lembre-se de que é permitido apoiar o pé no chão, mas que isso deve ser feito com cautela nos primeiros dias, porque, para caminhar, o pé fica para baixo, e isso pode causar inchaço.

5. Alimentação
Ingira líquidos em abundância.
Evite alimentos calóricos. Lembre-se de que você está em repouso, e exagerar na comida agora pode provocar aumento de peso.
Bebidas alcoólicas prejudicam a cicatrização, devem ser evitadas ou consumidas em pequenas quantidades.

6. Cigarro
Evite fumar. O cigarro prejudica muito a cicatrização, favorece a ocorrência de infecção e piora o resultado estético da cicatriz na pele.

7. Dúvidas
Em caso de dúvida, ou ocorrência de fato estranho, ligue para o seu médico. Lembre-se de que toda cirurgia, por menor que seja, pode provocar situações inesperadas. O seu médico está familiarizado com estas situações, e saberá quais atitudes tomar para resolvê-las.
Telefones de contato: (51) 96411441 e (51) 32172390

• Qual o efeito do Diabetes nos Pés?

O diabetes é uma doença crônica que, entre outros problemas, causa perda gradual na sensibilidade dos pés, facilita a ocorrência de feridas e dificulta a cicatrização destas.
    Quando o nível de glicose do sangue permanece descontrolado, algumas estruturas das pernas e dos pés deixam de funcionar corretamente. Com a diminuição da função das veias e artérias, ocorre deficiência na circulação do sangue. Com a perda de função dos nervos, ocorre diminuição da sensibilidade. Com menos sensibilidade, algumas lesões simples não são percebidas, e podem se tornar graves sem o tratamento correto.

• O que é um cisto sinovial?

Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.