Informações ao Paciente

ORIENTAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS PARA CIRURGIA DE JOANETE

1. Posição de repouso
Mantenha o pé operado elevado.
Inchaço e inflamação são reações esperadas nos primeiros dias depois da cirurgia. Manter o membro elevado diminui o inchaço e a dor. Além disso, diminui a necessidade de medicamentos.

2. Curativo
Manter o curativo fechado até a primeira revisão médica.
Após a primeira revisão, realizar curativo diariamente com soro fisiológico e gaze comum.

3. Medicação
A sua cirurgia foi realizada com técnicas que permitem uma recuperação com pouca dor. Mesmo assim, nos primeiros dias pós operatórios, pode ser necessário o uso de medicamentos. Se necessário, estes devem ser tomados nos horários prescritos.

4. Maneira de caminhar
É permitido caminhar logo após a cirurgia, utilizando a sandália tipo Barouk que foi prescrita a você. Lembre-se de que é permitido apoiar o pé no chão, mas que isso deve ser feito com cautela nos primeiros dias, porque, para caminhar, o pé fica para baixo, e isso pode causar inchaço.

5. Alimentação
Ingira líquidos em abundância.
Evite alimentos calóricos. Lembre-se de que você está em repouso, e exagerar na comida agora pode provocar aumento de peso.
Bebidas alcoólicas prejudicam a cicatrização, devem ser evitadas ou consumidas em pequenas quantidades.

6. Cigarro
Evite fumar. O cigarro prejudica muito a cicatrização, favorece a ocorrência de infecção e piora o resultado estético da cicatriz na pele.

7. Dúvidas
Em caso de dúvida, ou ocorrência de fato estranho, ligue para o seu médico. Lembre-se de que toda cirurgia, por menor que seja, pode provocar situações inesperadas. O seu médico está familiarizado com estas situações, e saberá quais atitudes tomar para resolvê-las.
Telefones de contato: (51) 96411441 e (51) 32172390


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é um entorse do tornozelo?

    Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

    Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

    Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

  • Como é feito o tratamento da ruptura do Tendão de Aquiles?

    O tratamento desta lesão pode ser feito cirurgicamente, com a sutura do tendão com uma técnica especial ou de maneira conservadora, ou seja, sem a necessidade de cirurgia.
    Hoje em dia, os estudos mais recentes mostram que o tratamento cirúrgico da ruptura do Tendão de Aquiles promove uma recuperação mais rápida e eficaz, quando comparado ao tratamento com gesso e sem cirurgia.

Veja todas