O que pode ser - para cada sintoma do pé

Características dos sintomas do pé e do tornozelo

Este é um resumo do que cada sintoma no pé pode significar, e tem o objetivo de prestar um esclarecimento inicial. Além do que é relatado, existem situações mais raras que somente podem ser identificadas com um exame minucioso.
Este resumo é somente de caráter informativo, e só será completado em uma consulta presencial com o médico.

• Dor no Tornozelo
    O tornozelo é uma articulação de suporte de peso, quando dói neste local as principais possibilidades são desequilíbrio na estabilidade dos ligamentos, um processo inflamatório nos tendões vizinhos, desgaste da cartilagem de revestimento ou sobrecarga de peso.

• Dor na parte de trás do Calcanhar
    Nesta localização, o principal problema é o tendão de Aquiles, que pode sofre com inflamação, osteófitos (esporão) e até mesmo ruptura. Muitas pessoas sofrem com encurtamento dos músculos da panturrilha, e isso é uma causa frequente de problemas no tendão.

• Dor na parte de baixo do calcanhar
    Aqui, as principais possibilidades são os problemas da fascia plantar, que é um estrutura de ligamentos conectada aos músculos da perna. Mais uma vez, encurtamento dos músculos da panturrilha é um fator de causa importante.

• Dor no calcanhar ao levantar
    Quando permanecemos em repouso por um tempo, os músculos da perna encurtam. Isso, junto com um processo inflamatório da fascia ou do tendão de aquiles, provoca dor nos primeiros passos, até que o músculos alonguem novamente.

• Frouxidão, ou instabilidade do tornozelo
    O tornozelo é estabilizado pelos ligamentos existentes, quando a pessoa torce ou vira o tornozelo frequentemente, o mais provável é que haja um problema nestes ligamentos.

• Dormência no calcanhar
    A sensibilidade acontece com o trabalho dos nervos, quando há dormência, geralmente existe um problema na função deles. Isso pode acontecer por uma inflamação, por consequência do diabetes, por tumores que comprimem o nervo ou outra causa.

• Perda da altura do arco do pé
    Algumas pessoas possuem o chamado “pé chato”, ou pé plano, como uma característica normal da sua constituição física. Mas, para outras, o pé é plano porque houve uma ruptura ou enfraquecimento de um dos tendões do pé. Isso geralmente ocorre em mulheres e entre os 40 e os 70 anos de idade.

• Dor na planta do pé
    Existem várias causas para isso, as mais frequentes são sobrecarga pelo uso de calçados de salto ou com pouco amortecimento, deformidades internas nos ossos, bursites e neuroma de Morton (um tipo de tumor que ocorre nos nervos do pé).

• Dormência nos dedos do pé
    A principal causa disso é o diabete melitus, que, com o tempo, prejudica a função dos nervos. Outras causas incluem as compressões dos nervos da pele pelos calçados, o neuroma de Morton e as sequelas de cortes no pé.

• Rigidez nos dedos do pé
    Isso geralmente é causado por sequela de traumatismos, por consequência de algum tipo de reumatismo, por infecção ou por artrose.

• O que é um entorse do tornozelo?

Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

• O que é osteoporose?

A osteoporose é uma condição clinica de aumento da porosidade e conseqüente perda da resistência do osso. Ocorre mais frequentemente em mulheres após a menopausa, mas pode ocorrer também em homens e em pacientes jovens.

Imagem mostrando osso normal à esquerda e com osteoporose à direita.

O enfraquecimento do osso causado pela osteoporose pode facilitar a ocorrência de fraturas. Os locais mais comuns de ocorrência de fraturas por osteoporose são o quadril, o punho, a coluna e o tornozelo, mas também, são comuns lesões no pé, no fêmur, no ombro e no cotovelo.
    A osteoporose pode ser tratada preventivamente com o uso de medicações especiais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de fraturas.
    Outra questão importante no tratamento de tal doença é o correto tratamento das fraturas em pacientes com osteoporose. Tais lesões devem ser tratadas com técnicas e materiais especiais, com o objetivo de cicatrização e recuperação total para o paciente.