Informações ao Paciente

Novos Convênios atendidos

A partir de 01/06/2021 você pode consultar com Dr Luis Rubin, Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo, na cidade de Porto Alegre, utilizando os seguintes convênios: 

AJURIS

AMIL

ASSEFAZ

BRADESCO

CABERGS

DOCTOR CLIN (Planos Flex e Max)

GEAP

GOLDEN (Superior, Especial, Essencial e Básica)

OMINT

PETROBRAS REFINARIA

SAÚDE CAIXA

SULAMÉRICA

 

Ligue no telefone 51 31059963 e agende sua consulta.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

    O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).


    Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

    Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.

  • O que é uma artrodese?

    Artrodese é o nome dado a um tipo especial de cirurgia realizada nas articulações. Consiste na fusão de dois ou mais ossos, formando um bloco ósseo único.
    Esta cirurgia é realizada para o tratamento de situações nas quais houve perda da função normal da articulação, seja por perda da cartilagem articular ou do movimento correto.
    Como este tipo de tratamento provoca a imobilização total da articulação, só é realizado em casos muito avançados ou em situações onde os outros tipos de tratamento não forneceram melhora suficiente da dor.
    Atualmente, com o avanço das técnicas de fixação óssea, as cirurgias de artrodese podem ser realizadas de maneira que o paciente tenha recuperação mais rápida e confortável, com o mínimo de tempo possível de afastamento das atividades habituais.

Veja todas