Informações ao Paciente

Neuroma Interdigital, (ou Neuroma de Morton)

O Neuroma Interdigital, (ou Neuroma de Morton) é uma situação muito comum de incômodo nos pés, principalmente de mulheres entre 30 e 60 anos de idade.
É caracterizado pelo aumento da espessura de um nervo que existe naturalmente no pé.
A espessura normal é de 2 a 3 mm, e no neuroma pode chegar a 15 mm
Com esse aumento, o nervo acaba sendo comprimido entre os ossos, e isso causa dor.
A dor é pior com o uso de calçados fechados, e alivia imediatamente quando o paciente retira o calçado.
O tratamento pode ser feito de duas maneiras:
1. Utilizando calçados mais largos
2. Removendo cirurgicamente o neuroma
Não se recomenda o uso de palmilhas ou de infiltrações com corticoide.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Qual o efeito do Diabetes nos Pés?

    O diabetes é uma doença crônica que, entre outros problemas, causa perda gradual na sensibilidade dos pés, facilita a ocorrência de feridas e dificulta a cicatrização destas.
    Quando o nível de glicose do sangue permanece descontrolado, algumas estruturas das pernas e dos pés deixam de funcionar corretamente. Com a diminuição da função das veias e artérias, ocorre deficiência na circulação do sangue. Com a perda de função dos nervos, ocorre diminuição da sensibilidade. Com menos sensibilidade, algumas lesões simples não são percebidas, e podem se tornar graves sem o tratamento correto.

  • Como o joanete é causado?

    Existem algumas causas para que ocorra o desalinhamento e o conseqüente surgimento do joanete no pé. As principais são a herança genética e o uso de sapatos inadequados. A presença de casos entre os familiares mostra uma tendência ao surgimento do problema, que também pode ocorrer sem herança familiar confirmada. O uso de calçados de bico exageradamente fino piora a angulação mostrada na figura.

Veja todas