Informações ao Paciente
Metatarsalgia
Metatarso = ossos (são 5) que fazem a união entre o tornozelo e os dedos
Algia = dor
Os metatarsos, além de comporem a estrutura óssea do chamado "peito do pé", apoiam o peso do corpo na parte plantar do pé.
Existem várias situações que fazem surgir sobrecarga e dor na cabeça dos metatarsos, logo antes dos dedos, na parte de apoio do pé.
A sobrecarge gera inflamação e dor, que é chamada de metatarsalgia.
o diagnóstico é feito com RX e às vezes, ressonancia magnética.
O tratamento geralmente é feito com medidas simples, como modificação dos calçados, palmilhas e alongamento da panturrilha.
Em certos casos, onde existem deformidades ósseas causadoras da sobrecarga, o cirurgião pode empregar técnicas cirurgicas de correção da área de apoio.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- Como pode ser tratada a fasceite plantar?
Geralmente é tratada com medicamentos e principalmente fisioterapia. Uma orientação importante é a prática de alguma atividade física regular, com ênfase em alongamento.
Raramente, o paciente não apresenta melhora e a cirurgia é então indicada. - Qual a causa da ruptura do Tendão de Aquiles?
A resistência do Tendão de Aquiles é muito grande, geralmente ocorre ruptura quando existe um processo degenerativo prévio. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é silencioso. A lesão ocorre quase sempre em movimentos bruscos de utilização do tendão, com uma arrancada brusca para corrida, um salto ou impulso para empurrar um objeto pesado (como empurrar um carro, por exemplo).
No momento da ruptura, o paciente sente uma dor forte aguda na região posterior do tornozelo. Como se tivesse levado uma pancada. Logo nota-se uma dificuldade para apoiar o pé no solo e para caminhar. Isso acontece porque, sem o tendão íntegro, perde-se grande parte da força de impulso da caminhada.
Apesar da dor intensa no momento da ruptura do Tendão de Aquiles, em poucos minutos a dor diminui, restando um inchaço na região e a perda da força.