Informações ao Paciente
Lesões Ligamentares do Tornozelo (Instabilidade do Tornozelo)
O tornozelo é uma articulação que sustenta todo o peso do corpo, e faz o seu movimento para a frente e para trás.
Ele é mantido firme e estável com os seus ligamentos, que são pequenas cordas que unem um osso ao outro.
Quando há uma frouxidão destes ligamentos, geralmente como sequela de uma ruptura não cicatrizada, o tornozelo fica instável, e o paciente refere que ele sofre torções frequentes.
O Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo pode fazer o diagnóstico examinando o paciente no consultório, e também com o uso de exames complementares.
O Tratamento pode ser feito com fisioterapia, exercícios de reforço ou então com cirurgia de reconstrução dos ligamentos afetados.
Hoje em dia, existem cirurgias minimamente invasivas para o tratamento das lesões ligamentares do tornozelo.
A recuperação costuma ser de média duração.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é artrose?
Artrose é o nome dado ao processo de degeneração de uma articulação. Isso geralmente acontece juntamente com o desgaste da cartilagem articular. A cartilagem, junto com o liquido sinovial, é o que permite uma boa lubrificação para o movimento da articulação. Com a perda da cartilagem, o movimento da articulação não acontece da maneira correta, então ocorre inflamação e dor.
Como o pé tem um grande número de articulações, que sustentam todo o peso corporal, é muito comum a ocorrência de dor nos pés por artrose. - O que é uma Fratura do Tornozelo?
O tornozelo é uma articulação formada por três ossos: a tíbia, a fíbula (ou perônio) e o tálus. Chama-se fratura do tornozelo as lesões ocorridas na tíbia e na fíbula, que são os ossos mais comumente lesionados.
A fratura ocorre normalmente em um movimento de entorse, onde os ossos são forçados de maneira diferente do movimento normal do tornozelo. É comum também em acidentes automobilísticos e motociclísticos.Exemplo de fratura bimaleolar do tornozelo