Informações ao Paciente

Lesões Ligamentares do Tornozelo (Instabilidade do Tornozelo)

O tornozelo é uma articulação que sustenta todo o peso do corpo, e faz o seu movimento para a frente e para trás.
Ele é mantido firme e estável com os seus ligamentos, que são pequenas cordas que unem um osso ao outro.
Quando há uma frouxidão destes ligamentos, geralmente como sequela de uma ruptura não cicatrizada, o tornozelo fica instável, e o paciente refere que ele sofre torções frequentes.
O Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo pode fazer o diagnóstico examinando o paciente no consultório, e também com o uso de exames complementares.
O Tratamento pode ser feito com fisioterapia, exercícios de reforço ou então com cirurgia de reconstrução dos ligamentos afetados.
Hoje em dia, existem cirurgias minimamente invasivas para o tratamento das lesões ligamentares do tornozelo.
A recuperação costuma ser de média duração.

instabilidade ligamentos tornozelo


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratado o joanete?

    Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
    O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
    Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
    Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.

  • O que é um cisto sinovial?

    Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

Veja todas