Informações ao Paciente
Hallux Rigidus
É o nome dado a perda progressiva no movimento do dedo maior do pé.
Isso geralmente acontece em pacientes acima dos 40 anos de idade, e se manifesta por dor, inchaço e perda da mobilidade do dedo.
É especialmente incomodo em mulheres no uso de calçados de salto alto.
Os pacientes geralmente relatam o surgimento de um aumento de volume proximo ao dedo.
Pode ser confundido com o famoso joanete, mas é uma doença diferente e deve ser tratado como tal.
Pode ser tratado com palmilha, medicamentos, calçados adequados ou, em certos casos, cirurgia.
A recuperação da cirurgia para hallux rigidus não costuma ser incômoda, mas o tempo de recuperação pode ser prolongado, dependendo da gravidade do caso.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é Fasceite Plantar?
Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar.
Local de inflamação da fascia plantarA |Fasceite desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.
A presença de esporão do osso calcâneo, que é uma calcificação, não está relacionada ao surgimento do processo da Fasceite.
O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã. - Como pode ser tratado o joanete?
Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.