Informações ao Paciente

Fungo nas Unhas (Onicomicose)

A infecção por fungos na unha dos pés (ou onicomicose) é uma situação comum, pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pacientes acima dos 50 anos de idade.
Situações como diabetes, má circulação e baixa imunidade também facilitam a ocorrência.
O paciente normalmente nota aspecto esbranquiçado e retorcido na unha.
O diagnóstico e o tratamento são feitos pelo médico dermatologista.
O tratamento costuma ser lento e gradual.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratado o joanete?

    Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
    O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
    Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
    Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.

  • Como Pode ser Tratado o Cisto Sinovial?

    O tratamento pode ser feito com a drenagem do cisto por punção ou por cirurgia aberta.
    A cirurgia tem a vantagem de proporcionar uma cura mais definitiva, com menor índice de recidiva do que a punção.

Veja todas