Informações ao Paciente

FRATURAS DO TORNOZELO

O que é
O tornozelo é uma articulação formada por três ossos: a tíbia, a fíbula (ou perônio) e o tálus. Chama-se fratura do tornozelo as lesões ocorridas na tíbia e na fíbula, que são os ossos mais comumente lesionados.

 

Exemplo de fratura bimaleolar do tornozelo

Como é causada
A fratura ocorre normalmente em um movimento de entorse, onde os ossos são forçados de maneira diferente do movimento normal do tornozelo. É comum também em acidentes automobilísticos e motociclísticos.

Quais são os sintomas
Dor, inchaço e dificuldade para apoiar o pé no chão. Como existem variados graus de lesão, os sintomas podem variar desde um pequeno desconforto até uma dor insuportável.

Como pode ser tratada
A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é a Fratura do Calcâneo?

    Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.
    Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.

    Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo

  • O que é Fasceite Plantar?

    Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar.

     


    Local de inflamação da fascia plantar

    A |Fasceite desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.
    A presença de esporão do osso calcâneo, que é uma calcificação, não está relacionada ao surgimento do processo da Fasceite.
    O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã.

Veja todas