Informações ao Paciente
FRATURAS DO TORNOZELO
O que é
O tornozelo é uma articulação formada por três ossos: a tíbia, a fíbula (ou perônio) e o tálus. Chama-se fratura do tornozelo as lesões ocorridas na tíbia e na fíbula, que são os ossos mais comumente lesionados.
Exemplo de fratura bimaleolar do tornozelo
Como é causada
A fratura ocorre normalmente em um movimento de entorse, onde os ossos são forçados de maneira diferente do movimento normal do tornozelo. É comum também em acidentes automobilísticos e motociclísticos.
Quais são os sintomas
Dor, inchaço e dificuldade para apoiar o pé no chão. Como existem variados graus de lesão, os sintomas podem variar desde um pequeno desconforto até uma dor insuportável.
Como pode ser tratada
A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é fratura de Lisfranc?
Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.
Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas. - Como pode ser tratado o entorse?
Após o estabelecimento correto do nível de lesões presentes no tornozelo, pode-se iniciar o tratamento.
Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico correto, como Raio X ou Ressonância Magnética.
O tratamento é individualizado para o grau de lesão verificada, e varia desde o uso de medicamentos por poucos dias até mesmo a cirurgia.
Felizmente, na maior parte das vezes, podemos tratar o entorse do tornozelo com poucos dias de imobilização e fisioterapia.