FRATURA DO CALCÂNEO

Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.

Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo

Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.

Os sintomas são dor forte, incapacidade de apoiar o pé no solo e hematomas no tornozelo e na planta do pé.

Como pode ser tratada
As fraturas do calcâneo podem ser tratadas com ou sem cirurgia. Como o osso geralmente quebra por compressão excessiva, na maior parte dos casos é necessária uma cirurgia para a colocação deste osso de volta ao seu formato normal, possibilitando assim uma recuperação mais adequada.
A cirurgia é realizada com a utilização de materiais especiais para a fixação do osso.
Mesmo com o tratamento adequado, esta é uma fratura que frequentemente leva a seqüelas irreversíveis para o paciente.

• Porque o joanete dói?

Quando vai acontecendo o processo de formação do joanete, progressivamente as articulações da parte da frente do pé vão sendo deslocadas da sua posição original. Isso muda a maneira como o pé sustenta o peso do corpo, e alguns pontos são sobrecarregados, causando assim as calosidades e a dor. Além disso, as proeminências ósseas formadas são pressionadas pelos calçados, causando inflamações localizadas e dor.

• O que é a ruptura do Tendão de Aquiles?

O Tendão de Aquiles (ou tendão calcâneo) é uma estrutura anatômica muito importante no desempenho das atividades do dia a dia e da prática desportiva. É esse tendão que transmite toda a força exercida pelos músculos da panturrilha.
    A ruptura do Tendão de Aquiles é uma situação muito comum, mais freqüente em homens entre os 30 e 50 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer idade e também em mulheres.