FRATURA DO CALCÂNEO

Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.

Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo

Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.

Os sintomas são dor forte, incapacidade de apoiar o pé no solo e hematomas no tornozelo e na planta do pé.

Como pode ser tratada
As fraturas do calcâneo podem ser tratadas com ou sem cirurgia. Como o osso geralmente quebra por compressão excessiva, na maior parte dos casos é necessária uma cirurgia para a colocação deste osso de volta ao seu formato normal, possibilitando assim uma recuperação mais adequada.
A cirurgia é realizada com a utilização de materiais especiais para a fixação do osso.
Mesmo com o tratamento adequado, esta é uma fratura que frequentemente leva a seqüelas irreversíveis para o paciente.

• Como é causada a calosidade?

O espessamento da pele que forma as calosidades ocorre porque a pele possui a capacidade de hipertrofia em resposta a um agente agressor. Por exemplo, um calçado que, por muito tempo, causar pressão em um determinado ponto, vai provocar o aumento da espessura da pele neste ponto.
    A camada da pele que cresce é a camada córnea, que é formada essencialmente por queratina, sem vasos sanguíneos nem ramos nervosos. Em função disso, o calo pode ser descamado sem dor ou sangramento. Mas isso não é um procedimento que deva ser feito, porque retira a proteção que, por algum motivo, foi criada no local.

• Como Pode se Tratada a Síndrome do Túnel do Tarso?

O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
    As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.