Informações ao Paciente

FRATURA DE LISFRANC

O que é
Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.

Radiografia mostrando abertura anormal na articulação

Como é causada
Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas.

Quais são os sintomas
Os sintomas são dor e inchaço no dorso do pé, dificuldade para apoiar o pé no solo e hematoma na planta do pé.

Como pode ser tratada
Pode ser tratada de maneira conservadora com o uso de órtese e imobilização por cerca de dois meses ou com procedimento cirúrgico.
Como trata-se de uma articulação nobre, onde todo o peso do corpo é apoiado durante a caminhada, é importante que os ossos cicatrizem sem deslocamentos. Dessa forma, a recuperação pode ocorrer de maneira rápida e satisfatória.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratada a Fratura do Tornozelo?

    A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
    Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
    É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.

  • O que é um entorse do tornozelo?

    Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

    Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

    Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

Veja todas