FRATURA DE LISFRANC

Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.

Radiografia mostrando abertura anormal na articulação

Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas.

Os sintomas são dor e inchaço no dorso do pé, dificuldade para apoiar o pé no solo e hematoma na planta do pé.

Como pode ser tratada
Pode ser tratada de maneira conservadora com o uso de órtese e imobilização por cerca de dois meses ou com procedimento cirúrgico.
Como trata-se de uma articulação nobre, onde todo o peso do corpo é apoiado durante a caminhada, é importante que os ossos cicatrizem sem deslocamentos. Dessa forma, a recuperação pode ocorrer de maneira rápida e satisfatória.

• Como pode ser tratado o entorse?

Após o estabelecimento correto do nível de lesões presentes no tornozelo, pode-se iniciar o tratamento.
    Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico correto, como Raio X ou Ressonância Magnética.
    O tratamento é individualizado para o grau de lesão verificada, e varia desde o uso de medicamentos por poucos dias até mesmo a cirurgia.
    Felizmente, na maior parte das vezes, podemos tratar o entorse do tornozelo com poucos dias de imobilização e fisioterapia.

• Como Pode se Tratada a Síndrome do Túnel do Tarso?

O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
    As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.