ENTORSE DO TORNOZELO

Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

Como é causado
Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

Os principais sintomas são dor, inchaço e dificuldade para apoiar o pé no solo. Quanto maior a intensidade destes sintomas, maior o grau de lesões presentes.

Como pode ser tratado
Após o estabelecimento correto do nível de lesões presentes no tornozelo, pode-se iniciar o tratamento.
Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico correto, como Raio X ou Ressonância Magnética.
O tratamento é individualizado para o grau de lesão verificada, e varia desde o uso de medicamentos por poucos dias até mesmo a cirurgia.
Felizmente, na maior parte das vezes, podemos tratar o entorse do tornozelo com poucos dias de imobilização e fisioterapia.

• Como Pode se Tratada a Síndrome do Túnel do Tarso?

O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
    As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.

• Como Pode ser Tratado o Cisto Sinovial?

O tratamento pode ser feito com a drenagem do cisto por punção ou por cirurgia aberta.
    A cirurgia tem a vantagem de proporcionar uma cura mais definitiva, com menor índice de recidiva do que a punção.