Informações ao Paciente

ENTORSE DE TORNOZELO E REABILITAÇÃO

Tornzelo, pé e artelhos são formados por um complexo de 34 articulações que, por sua estrutura óssea, inserções ligamentares e contração muscular, pode mudar em um único passo de uma estrutura flexível que se conforma às irregularidades do solo para uma estrutura rígida de sustação peso.
As funções do tornozelo são:
Suporte de peso, controle e estabilização da perna sobre o pé fixo,elevação do corpo na ponta dos pés, pular, subir escadas,absorção de choques na marcha, corrida ou aterrissagem de um salto,substituição da função da mão em pessoas com amputações ou paralisias das extremidades superiores,compensa desvios do joelho ou quadril para manter o centro de gravidade
As causas mais comuns das lesões de entorse de tornozelo são durante as atividades esportivas, como futebol, saltos, corridas, ou traumatismos como caminhada ou descida de uma escada.
Em geral o paciente se apresenta no consultório médico com dor, edema, hipersensibilidade e incapacidade funcional.
O diagnóstico é realizado através do exame físico e se necessário exame de imagens, como RX e Ressonância Magnética.
Objetivo da reabilitação é proporcionar uma estabilidade dinâmica a uma articulação potencialmente instável através de técnicas como gelo, elevação, compressão, massoterapia, eletroterapia, exercícios de reforço, equilíbrio e alongamento, sustentação da marcha normal, simulação do gesto desportivo, até o retorno completo às atividades desportivas
A vantagem de um tratamento individualizado e personalizado é que permite ao paciente a segurança e confiança no retorno à pratica desportiva.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é a ruptura do Tendão de Aquiles?

    O Tendão de Aquiles (ou tendão calcâneo) é uma estrutura anatômica muito importante no desempenho das atividades do dia a dia e da prática desportiva. É esse tendão que transmite toda a força exercida pelos músculos da panturrilha.
    A ruptura do Tendão de Aquiles é uma situação muito comum, mais freqüente em homens entre os 30 e 50 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer idade e também em mulheres.

  • Como o salto alto pode ser prejudicial ao pé?

    Algumas afortunadas mulheres têm uma característica genética que determina boa tolerância ao uso de calçados de salto alto e bico fino. Infelizmente para a maioria o uso deste tipo de calçado provoca pressão exagerada na parte da frente do pé, junto aos dedos, além de comprimir as laterais do pé. Pode causar calosidades e inflamações na planta do pé chamadas de bursites metatarsais. Provoca ainda o encurtamento dos tendões da panturrilha. Além disso tudo, pode acelerar o processo de formação de um joanete.

Veja todas