EFEITOS DO DIABETES NOS PÉS

O diabetes é uma doença crônica que, entre outros problemas, causa perda gradual na sensibilidade dos pés, facilita a ocorrência de feridas e dificulta a cicatrização destas.

Quando o nível de glicose do sangue permanece descontrolado, algumas estruturas das pernas e dos pés deixam de funcionar corretamente. Com a diminuição da função das veias e artérias, ocorre deficiência na circulação do sangue. Com a perda de função dos nervos, ocorre diminuição da sensibilidade. Com menos sensibilidade, algumas lesões simples não são percebidas, e podem se tornar graves sem o tratamento correto.

Os sintomas do Diabetes nos pés são:
- pele ressecada e fina
- perda da sensibilidade
- feridas que não cicatrizam
- micoses nas unhas
- inchaço e deformidades nas articulações.

Úlcera crônica no pé causada por diabetes.

Como é diagnosticada
Com o exame clinico e com exames complementares como Raio x.

Como pode ser tratada
O primeiro passo é um controle adequado do diabetes, com o auxílio do clínico ou endocrinologista. Para os pés, recomenda-se o uso de calçados adequados, palmilhas, fisioterapia, acompanhamento com Podólogos e às vezes, cirurgia.

• O que é fratura de Lisfranc?

Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.
    Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas.

• Como pode ser tratada a Fratura de Lisfranc?

Pode ser tratada de maneira conservadora com o uso de órtese e imobilização por cerca de dois meses ou com procedimento cirúrgico.
    Como trata-se de uma articulação nobre, onde todo o peso do corpo é apoiado durante a caminhada, é importante que os ossos cicatrizem sem deslocamentos. Dessa forma, a recuperação pode ocorrer de maneira rápida e satisfatória.