Informações ao Paciente
Dedos Desviados para os Lados (clinodactilia)
Os dedos dos pés são alinhados para a frente, com um pouco de desvio para os lados.
Quando há uma grande deformidade para os lados, é sinal de qua ocorreu um problema na estabilização deste dedo, provavelmente com ruptura de ligamentos ou tendões.
O ortopedista especialista em problemas dos pés pode facilmente verificar isso em um exame físico e em um exame de Raio X.
O tratamento varia de caso para caso, podendo incluir fisioterapia, palmilhas, órteses ou cirurgias.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?
O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).
Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia. - Como é causada a artrose?
A artrose nos pés pode ser causada por vários motivos diferentes, entre eles, destacam-se a ocorrência prévia de fratura, o reumatismo, a idade avançada e as deformidades congênitas.