Informações ao Paciente

Como proceder nas consultas ortopédicas nas epidemias virais

Em momentos de grande chance de contágio de viroses, como a Epidemia de Coronavirus, por exemplo, alguns cuidados devem ser tomados.

1. Consultas ortopédicas devem ser feitas somente em casos de grande importância.

2. O ambiente do consultório e da sala de espera é especialmente preparado para evitar o contagio entra as pessoas.

3. Os horarios de consulta são mais espaçados, para evitar aglomeração na sala de espera.

4. É fornecido alcool gel a todos, deve ser feita a higiene das mãos na chegada e na saída.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Porque o joanete dói?

    Quando vai acontecendo o processo de formação do joanete, progressivamente as articulações da parte da frente do pé vão sendo deslocadas da sua posição original. Isso muda a maneira como o pé sustenta o peso do corpo, e alguns pontos são sobrecarregados, causando assim as calosidades e a dor. Além disso, as proeminências ósseas formadas são pressionadas pelos calçados, causando inflamações localizadas e dor.

  • O que é a Síndrome do Túnel do Tarso?

    O Túnel do Tarso é a localização anatômica, entre o tornozelo e o pé, por onde passam algumas estruturas nobres, como veias, artérias, tendões e nervos.
    Chama-se Síndrome do Túnel do Tarso quando estas estruturas são comprimidas pelo aumento da pressão neste túnel. Neste caso, a estrutura mais sensível ao aumento da pressão é o nervo, e os sintomas se desenvolvem como uma síndrome de compressão nervosa.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações que aumentam a pressão dentro do Túnel do Tarso, como, por exemplo, seqüela de fraturas, cistos sinoviais, tumores e varizes.

     

    Imagem mostrando local da compressão no Túnel do Tarso entre o pé e o tornozelo

Veja todas