Como proceder nas consultas ortopédicas nas epidemias virais

Em momentos de grande chance de contágio de viroses, como a Epidemia de Coronavirus, por exemplo, alguns cuidados devem ser tomados.

1. Consultas ortopédicas devem ser feitas somente em casos de grande importância.

2. O ambiente do consultório e da sala de espera é especialmente preparado para evitar o contagio entra as pessoas.

3. Os horarios de consulta são mais espaçados, para evitar aglomeração na sala de espera.

4. É fornecido alcool gel a todos, deve ser feita a higiene das mãos na chegada e na saída.

• O que é um cisto sinovial?

Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

• O que é artrose?

Artrose é o nome dado ao processo de degeneração de uma articulação. Isso geralmente acontece juntamente com o desgaste da cartilagem articular. A cartilagem, junto com o liquido sinovial, é o que permite uma boa lubrificação para o movimento da articulação. Com a perda da cartilagem, o movimento da articulação não acontece da maneira correta, então ocorre inflamação e dor.
    Como o pé tem um grande número de articulações, que sustentam todo o peso corporal, é muito comum a ocorrência de dor nos pés por artrose.