Informações ao Paciente

Como proceder nas consultas ortopédicas nas epidemias virais

Em momentos de grande chance de contágio de viroses, como a Epidemia de Coronavirus, por exemplo, alguns cuidados devem ser tomados.

1. Consultas ortopédicas devem ser feitas somente em casos de grande importância.

2. O ambiente do consultório e da sala de espera é especialmente preparado para evitar o contagio entra as pessoas.

3. Os horarios de consulta são mais espaçados, para evitar aglomeração na sala de espera.

4. É fornecido alcool gel a todos, deve ser feita a higiene das mãos na chegada e na saída.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratada a Fratura do Tornozelo?

    A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
    Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
    É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.

  • Como pode ser tratado o joanete?

    Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
    O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
    Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
    Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.

Veja todas