Informações ao Paciente
Como Cuidar do Pé do Diabético
O diabetes é uma doença crônica com um elevado número de cmplicações e sequelas.
Os pés podem sofrer uma situação chamada de Pé Diabético, que é causada pelos problemas de circulação, sensibilidade e do sistema imunológico do paciente.
Podem ocorrer infecções, feridas que não cicatrizam, fraqueza muscular, deformidades e calos.
A prevenção dos problemas é o melhor remédio, eis algumas medidas importantes de prevenção:
1. manter a glicose do sangue controlada
2. Fazer um bom acompanhamento com um clínico, endocrinologista ou cardiologista
3. usar calçados confortaveis, largos e sem costuras internas
4. usar meias brancas, para detectar algum sangramento escondido
5. observar os pés diariamente
6. manter um acompanhamento mensal com um podólogo
7. Procurar atendimento em uma emergencia em qualquer sinal de ferida ou sangramento no pé.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é fratura de Lisfranc?
Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.
Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas. - O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?
O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).
Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.