CISTO SINOVIAL

Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.

Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

Cisto Sinovial originado da cápsula da articulação

O paciente geralmente nota o surgimento de uma massa palpável, que pode ser dolorida ou não.

Como é Diagnosticada
É diagnosticado pelo exame clínico, que pode ser complementado com ecografia e, às vezes, ressonância magnética para elucidar a causa subjacente ao cisto.

Como Pode se Tratada
O tratamento pode ser feito com a drenagem do cisto por punção ou por cirurgia aberta.
A cirurgia tem a vantagem de proporcionar uma cura mais definitiva, com menor índice de recidiva do que a punção.

• Como Pode se Tratada a Síndrome do Túnel do Tarso?

O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
    As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.

• Como pode ser tratado o joanete?

Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
    O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
    Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
    Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.