Informações ao Paciente
Cirurgias do Pé em tempos de Covid-19
É correto realizar uma cirurgia eletiva em um período de pandemia?
Bem, depende...
Durante a epidemia de Covid-19, a realização de cirurgias eletivas (que são aquelas onde não ha urgência) deve ser feita com critérios de segurança, tanto para o paciente e seus familiares como para a equipe médica.
De modo geral, se puder ser ambulatorial (o paciente retorna a casa no mesmo dia), ou se o paciente não fizer parte de grupos de risco, há segurança e o procedimento pode ser realizado.
Ainda assim, por prudência, se houver possibilidade de esperar pela vacina ou pela diminuição dos contágios, é a coisa certa a ser feita.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que são calosidades?
O termo calosidade, ou calo, normalmente é utilizado para definir o espessamento da camada córnea superficial da pele.
- Qual a causa da ruptura do Tendão de Aquiles?
A resistência do Tendão de Aquiles é muito grande, geralmente ocorre ruptura quando existe um processo degenerativo prévio. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é silencioso. A lesão ocorre quase sempre em movimentos bruscos de utilização do tendão, com uma arrancada brusca para corrida, um salto ou impulso para empurrar um objeto pesado (como empurrar um carro, por exemplo).
No momento da ruptura, o paciente sente uma dor forte aguda na região posterior do tornozelo. Como se tivesse levado uma pancada. Logo nota-se uma dificuldade para apoiar o pé no solo e para caminhar. Isso acontece porque, sem o tendão íntegro, perde-se grande parte da força de impulso da caminhada.
Apesar da dor intensa no momento da ruptura do Tendão de Aquiles, em poucos minutos a dor diminui, restando um inchaço na região e a perda da força.