Cirurgias do Pé em tempos de Covid-19

É correto realizar uma cirurgia eletiva em um período de pandemia?

Bem, depende...

Durante a epidemia de Covid-19, a realização de cirurgias eletivas (que são aquelas onde não ha urgência) deve ser feita com critérios de segurança, tanto para o paciente e seus familiares como para a equipe médica.

De modo geral, se puder ser ambulatorial (o paciente retorna a casa no mesmo dia), ou se o paciente não fizer parte de grupos de risco, há segurança e o procedimento pode ser realizado.

Ainda assim, por prudência, se houver possibilidade de esperar pela vacina ou pela diminuição dos contágios, é a coisa certa a ser feita.

• Como pode ser tratada a fasceite plantar?

Geralmente é tratada com medicamentos e principalmente fisioterapia. Uma orientação importante é a prática de alguma atividade física regular, com ênfase em alongamento.
    Raramente, o paciente não apresenta melhora e a cirurgia é então indicada.

• O que é artrose?

Artrose é o nome dado ao processo de degeneração de uma articulação. Isso geralmente acontece juntamente com o desgaste da cartilagem articular. A cartilagem, junto com o liquido sinovial, é o que permite uma boa lubrificação para o movimento da articulação. Com a perda da cartilagem, o movimento da articulação não acontece da maneira correta, então ocorre inflamação e dor.
    Como o pé tem um grande número de articulações, que sustentam todo o peso corporal, é muito comum a ocorrência de dor nos pés por artrose.