CALOSIDADES NOS PÉS

O termo calosidade, ou calo, normalmente é utilizado para definir o espessamento da camada córnea superficial da pele.

Como é causado
O espessamento da pele que forma as calosidades ocorre porque a pele possui a capacidade de hipertrofia em resposta a um agente agressor. Por exemplo, um calçado que, por muito tempo, causar pressão em um determinado ponto, vai provocar o aumento da espessura da pele neste ponto.
A camada da pele que cresce é a camada córnea, que é formada essencialmente por queratina, sem vasos sanguíneos nem ramos nervosos. Em função disso, o calo pode ser descamado sem dor ou sangramento. Mas isso não é um procedimento que deva ser feito, porque retira a proteção que, por algum motivo, foi criada no local.

Calosidade plantar no pé

Os sintomas são de espessamento e coloração amarelada na pele, muitas vezes com dor associada.

Como pode ser tratado
O tratamento correto das calosidades envolve a investigação da causa por trás do problema, e aí então o tratamento desta causa vai fazer com que a calosidade desapareça.
Entre os tratamentos utilizados, podemos citar as palmilhas, as órteses de silicone, os calçados adequados e por vezes, procedimentos cirúrgicos selecionados.
O tratamento sintomático, com a retirada do calo, pode ser feito com o auxílio de podólogos.

• Como o joanete é causado?

Existem algumas causas para que ocorra o desalinhamento e o conseqüente surgimento do joanete no pé. As principais são a herança genética e o uso de sapatos inadequados. A presença de casos entre os familiares mostra uma tendência ao surgimento do problema, que também pode ocorrer sem herança familiar confirmada. O uso de calçados de bico exageradamente fino piora a angulação mostrada na figura.

• O que é um cisto sinovial?

Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.