Informações ao Paciente

ARTROSE NOS PÉS

O que é
Artrose é o nome dado ao processo de degeneração de uma articulação. Isso geralmente acontece juntamente com o desgaste da cartilagem articular. A cartilagem, junto com o liquido sinovial, é o que permite uma boa lubrificação para o movimento da articulação. Com a perda da cartilagem, o movimento da articulação não acontece da maneira correta, então ocorre inflamação e dor.
Como o pé tem um grande número de articulações, que sustentam todo o peso corporal, é muito comum a ocorrência de dor nos pés por artrose.

 

Imagem de Tomografia mostrando artrose no pé

Como é causada
A artrose nos pés pode ser causada por vários motivos diferentes, entre eles, destacam-se a ocorrência prévia de fratura, o reumatismo, a idade avançada e as deformidades congênitas.

Quais são os sintomas
Os principais sintomas da artrose no pé são dor, perda do movimento e inchaço.

Como pode ser tratada
Existem algumas alternativas de tratamento para os casos de artrose nos pés, entre elas as principais são medicamentos especiais, fisioterapia, palmilhas sob medida e cirurgias.
As cirurgias para artrose, hoje em dia, são realizadas com técnicas menos agressivas, de recuperação mais tranqüila e rápida do que antigamente. Mesmo assim, a cirurgia é realizada quando as outras alternativas não proporcionaram alívio adequado.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é o esporão do calcâneo?

    Esporão é o nome popular dado a algumas calcificações e protuberâncias surgidas nos pés.
    Na maior parte das vezes, aquilo que se nota como um osso que cresceu aos poucos na verdade é uma saliência rígida que pode ser ou não um osso.
    O que se denomina como “Esporão” quase sempre é, na verdade, um sinal de outra doença existente, como, por exemplo, a Fasceite Plantar e a Tendinite do Aquiles.

  • O que é a ruptura do Tendão de Aquiles?

    O Tendão de Aquiles (ou tendão calcâneo) é uma estrutura anatômica muito importante no desempenho das atividades do dia a dia e da prática desportiva. É esse tendão que transmite toda a força exercida pelos músculos da panturrilha.
    A ruptura do Tendão de Aquiles é uma situação muito comum, mais freqüente em homens entre os 30 e 50 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer idade e também em mulheres.

Veja todas