Informações ao Paciente

Artroscopia

Artro = articulação

Scopia = visualizar

Este termo se refere aos procedimentos realizados através da visualização por instrumentos especiais dentro da articulação.

Obviamente, além de ver o cirurgião pode operar o que for preciso.

Atualmente, vários problemas dos pés e do tornozelo podem ser tratados com técnicas de artroscopia.

Operando assim, geralmente o tempo de recuperação é menor e com menos dor e rigidez. 


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como é feito o tratamento da ruptura do Tendão de Aquiles?

    O tratamento desta lesão pode ser feito cirurgicamente, com a sutura do tendão com uma técnica especial ou de maneira conservadora, ou seja, sem a necessidade de cirurgia.
    Hoje em dia, os estudos mais recentes mostram que o tratamento cirúrgico da ruptura do Tendão de Aquiles promove uma recuperação mais rápida e eficaz, quando comparado ao tratamento com gesso e sem cirurgia.

  • Qual a causa da ruptura do Tendão de Aquiles?

    A resistência do Tendão de Aquiles é muito grande, geralmente ocorre ruptura quando existe um processo degenerativo prévio. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é silencioso. A lesão ocorre quase sempre em movimentos bruscos de utilização do tendão, com uma arrancada brusca para corrida, um salto ou impulso para empurrar um objeto pesado (como empurrar um carro, por exemplo).
    No momento da ruptura, o paciente sente uma dor forte aguda na região posterior do tornozelo. Como se tivesse levado uma pancada. Logo nota-se uma dificuldade para apoiar o pé no solo e para caminhar. Isso acontece porque, sem o tendão íntegro, perde-se grande parte da força de impulso da caminhada.
    Apesar da dor intensa no momento da ruptura do Tendão de Aquiles, em poucos minutos a dor diminui, restando um inchaço na região e a perda da força.

Veja todas