Informações ao Paciente

ARTRODESES NO PÉ

Artrodese é o nome dado a um tipo especial de cirurgia realizada nas articulações. Consiste na fusão de dois ou mais ossos, formando um bloco ósseo único.
Esta cirurgia é realizada para o tratamento de situações nas quais houve perda da função normal da articulação, seja por perda da cartilagem articular ou do movimento correto.
Como este tipo de tratamento provoca a imobilização total da articulação, só é realizado em casos muito avançados ou em situações onde os outros tipos de tratamento não forneceram melhora suficiente da dor.
Atualmente, com o avanço das técnicas de fixação óssea, as cirurgias de artrodese podem ser realizadas de maneira que o paciente tenha recuperação mais rápida e confortável, com o mínimo de tempo possível de afastamento das atividades habituais.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é osteocondrite dissecante do talus?

    O tálus é um osso localizado no tornozelo e cumpre a função de ser intermediário entre a perna e pé. Trata-se de um osso pequeno, recoberto quase que totalmente por cartilagem. É nesta cartilagem que pode ocorrer uma lesão localizada, e ela é chamada de Osteocondrite Dissecante do Talus.
    Geralmente, toda a cartilagem está normal, com exceção da área da lesão, de cerca de1 cmem média. Issodifere um pouco da artrose, quando quase toda a cartilagem está lesionada. Pode ser apresentar duas origens: em primeiro lugar, ela pode ser causada por um trauma no qual aconteça o descolamento de um fragmento de cartilagem. A outra causa é não traumática, onde uma porção da cartilagem e do osso sofrem uma degeneração local e perdem a função normal.
    Pode ser tratada com medidas não cirúrgicas, como medicamentos e fisioterapia e com a utilização de técnicas cirúrgicas para substituir a área lesada de cartilagem.

     

    Imagem de Ressonância mostrando osteocondrite dissecante do tálus

  • Como é causada a artrose?

    A artrose nos pés pode ser causada por vários motivos diferentes, entre eles, destacam-se a ocorrência prévia de fratura, o reumatismo, a idade avançada e as deformidades congênitas.

Veja todas