Informações ao Paciente

A ESPECIALIDADE NA ORTOPEDIA

Atualmente, a especialidade médica Ortopedia e Traumatologia tem se caracterizado pela prática de sub-especialidades.
Assim, cada vez mais o paciente com um problema no pé consulta, por exemplo, com ortopedista especialista em Pé e Tornozelo. Se a questão envolver uma doença do quadril, então o profissional a ser procurado é o Ortopedista Especialista em Quadril.
Essa divisão de especialidade surgiu pela necessidade de um aprofundamento no conhecimento especifico de cada área. Tal conhecimento é renovado quase que diariamente, e torna-se difícil para o profissional manter-se atualizado em assuntos variados.
É parte do calendário do especialista dois ou mais congressos anuais somente para a sua área de atuação, seriam dezenas de encontros para acompanhar todas as sub-especialidades da ortopedia.
Essa prática, por um lado, pode ser incômoda para o paciente, pois torna necessário, às vezes, a consulta com mais de um ortopedista quando, por exemplo, a dor é no joelho e no pé. Por outro lado, o atendimento tende a ser mais específico e resolutivo, uma vez que é feito pelo especialista na área em questão.
Entre as especialidades da ortopedia, podemos encontrar:

  • Coluna
  • Ombro
  • Quadril
  • Joelho
  • Pé e Tornozelo
  • Mão e Microcirurgia
  • Ortopedia Pediátrica
  • Tumores Ósseos

No Centro de Especialidades Ortopédicas –CEOem Porto Alegre, todos os ortopedistas são especialistas e atuam exclusivamente em suas respectivas áreas.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como é causada a artrose?

    A artrose nos pés pode ser causada por vários motivos diferentes, entre eles, destacam-se a ocorrência prévia de fratura, o reumatismo, a idade avançada e as deformidades congênitas.

  • O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

    O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).


    Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

    Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.

Veja todas