Informações ao Paciente

A BUSCA PELO BOM RESULTADO EM UMA CIRURGIA

Todo procedimento cirúrgico, seja simples ou complexo, possui um objetivo. Este objetivo pode ser aliviar a dor, corrigir uma deformidade, eliminar um tumor, etc.
Alcançar o resultado esperado é de vontade de todas as partes envolvidas no processo: o paciente e seus familiares, a equipe médica, o hospital, o convênio e assim por diante.
Para cada cirurgia existe um conjunto de ações a serem realizadas antes, durante e após o procedimento para que seja alcançado o sucesso, e cada uma das partes acima citadas tem um papel a cumprir em cada uma das etapas.
Cabe ao hospital zelar pela segurança de suas instalações, pela qualidade dos materiais e instrumentos e pela presteza de seus profissionais. Ao médico compete a prática adequada e atualizada dos conhecimentos científicos, sem nunca proceder com imprudência, imperícia ou negligencia no trato com o paciente.
O paciente também participa ativamente do processo, informando ao medico corretamente sobre suas características previas de saúde, alergias, reações adversas aos medicamentos, etc. Também é importante ir ao procedimento cirúrgico sem dúvidas, pois um entendimento errado das características da cirurgia pode levar a uma insatisfação no final do processo. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas, e isso também é dever do médico, responder com paciência infinita a todos os questionamentos feitos pelo paciente.
No período pós operatório, cabe ao paciente cumprir as orientações medicas, como, por exemplo, o apoio correto do pé no solo, os curativos, a medicação, a fisioterapia, se for indicada.
Evidentemente, em todas as cirurgias, seja ela simples ou complexa, situações indesejáveis podem acontecer e as complicações podem surgir. A medicina não é uma ciência exata, e situações inesperadas costumam acontecer.
Cada procedimento possui uma taxa de mau resultado ou resultado incompleto. O paciente deve questionar o médico sobre qual é a margem de erro para o seu caso.
Em todas as situações imagináveis relativas a um procedimento cirúrgico, um fator é fundamental: a comunicação entre o médico e o paciente. Seja antes ou depois da cirurgia, quase todos os problemas evitáveis podem ser evitados quando o paciente está bem informado sobre a cirurgia e quando o médico sabe dos aspectos de saúde de seu paciente.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é a Fratura do Calcâneo?

    Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.
    Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.

    Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo

  • O que é um entorse do tornozelo?

    Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

    Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

    Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

Veja todas